top of page
  • Foto do escritorBrazFunSG

Manual operacional para planejamento de processos de avaliação do risco de extinção de espécies

Atualizado: 8 de jun. de 2023

Mais um importante passo foi dado em prol da conservação da funga do Brasil! Foi lançado recentemente o manual operacional para planejamento e execução de processos estaduais de avaliação do risco de extinção das espécies da fauna e flora. Opa, mas cadê a funga? Ah, embora os fungos ainda não figurem na legislação brasileira, o documento traz sim informações sobre os fungos e isso é inédito! Pela primeira vez um documento do Ministério do Meio Ambiente cita os fungos em seus documentos oficiais. Fantástico! O manual foi desenvolvido pelo IUCN SSC Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil - CSE Brasil em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e outras entidades parceiras do programa do governo Pró Espécies – Todos contra a Extinção, financiado pelo Global Environment Facility (GEF).

O principal objetivo do manual é facilitar e padronizar a elaboração de listas vermelhas de espécies, de forma que haja consistência na aplicação dos critérios de avaliação e categorias de risco de extinção da IUCN (leia mais sobre isso clicando aqui), além disso, busca-se padronização de perfis de dados, levando em consideração as particularidades de cada grupo taxonômico nas etapas de avaliação de risco de extinção da biodiversidade brasileira. Esse é um passo importante para a conservação não somente da funga! Para a fauna e a flora a proposta do manual operacional para planejamento e execução de processos estaduais de avaliação do risco de extinção das espécies busca facilitar a avaliação dessas espécies de forma mais dinâmica, integrada e multidisciplinar, podemos entende-la como uma estratégia a nível nacional que busca assegurar a proteção da biodiversidade do Brasil. Para a funga o manual traz informações de como os Estados podem fazer para contactar as autoridades na aplicação dos critérios e categorias da União Internacional para Conservação da Natureza para reconhecimento das espécies de fungos ameaçadas de extinção. Isso é inédito e os Estados que desejarem estar à frente do seu tempo, sendo pioneiros na conservação de fungos, podem contactar o Grupo de Especialistas em Fungos do Brasil (BrazFunSG) para ajudá-los no reconhecimento da sua funga ameaçada.


Confira no manual as orientações de como os Estados podem proceder para iniciar sua avaliação e publicação da lista vermelha dos seus fungos!



MANUAL_Avaliacao-Risco-Extincao-Estados-VERSAO_-01maio2023_final
.pdf
Download PDF • 1.83MB




481 visualizações1 comentário

1 Comment


Francisco Calaça
Francisco Calaça
May 31, 2023

🍄🍄🍄 viva à Funga do Brasil!

Like
bottom of page