top of page

Conheça os projetos de conservação da funga do Brasil com o apoio do BrazFunSG!

III IUCN Workshop Latino Americano para avaliação do Grau de Ameaça de Extinção de Espécies de Fungos e líquens

Lamelloporus.jpeg

Lamelloporus americanus Ryvarden . Foto: C. A. Salvador-Montoya

     Já está claro que os fungos sofrem com as mesmas ameaças do que os animais e as plantas. Porém, este grupo está em uma situação ainda mais crítica, já que não recebe a devida atenção e esforços para sua conservação. Com a acelerada perda da biodiversidade nas taxas atuais, causada pelas trágicas alterações antropogênicas nos ambientes naturais, é urgente que as espécies mais sensíveis a estas pressões sejam identificadas e ações sejam tomadas para que o processo de extinção seja revertido.
     Com o objetivo de ampliar na América Latina o número de espécies avaliadas de acordo com os critérios da IUCN e especialistas capacitados para realizar estas avaliações e proposições, o IUCN SSC Brazil Fungal Specialist Group, em conjunto com o grupo de pesquisa MIND.Funga, Fungi Foundation (FFungi), IUCN Fungi Conservation Committee SSC (FunCC), IUCN SSC Colombian Specialist Group (CFSG), Associação Colombiana de Micologia (ASCOLMIC), Grupo de Conservação de Fungos da América Latina e do Caribe e a Associação Latino Americana de Micologia, conduzirão o "3rd IUCN Latin American Workshop for the evaluation of fungal and lichen species" durante as atividades do XI Congresso Latino Americano de Micologia, que acontecerá em agosto de 2023 no Panamá. 
     O workshop contará com palestras sobre a aplicação dos critérios de avaliação do grau de ameaça de extinção de espécies da IUCN, assim como pretende reunir especialistas de toda a América Latina para discutir a conservação de fungos na região. O workshop é financiado pelo Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund através do projeto "Latin America Workshop: Promoting conservation of the Latin American Funga through specialists' capacitation and extinction risk assessment of threatened fungi". O financiamento é destinado para apoio financeiro (passagens, hospedagens e alimentação) parcial dos participantes e convidados para o workshop, com a finalidade de garantir a participação de micólogos de toda a América Latina, fazendo com que o evento seja representante das necessidades locais e traga avanços para a conservação das fungas da região.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas na página do Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund.

Primeiros esforços para a conservação da espécie Wrightoporia araucariae Westphalen & Reck (Basidiomycota: Wrightoporiaceae) um fungo endêmico das Florestas de Araucária e criticamente ameaçado de extinção.

dc8d9-Wrightoporia-araucariae-M.A.-Reck-ICN-154672--768x575.jpeg

Wrightoporia araucariae. Foto: M.A. Reck

     O projeto "First efforts to preserve Wrightoporia araucariae, a rare and critically endangered species endemic to Araucaria forests" financiado pelo Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund é coordenado e executado pelo Grupo de Pesquisa MIND.Funga, e conta com apoio do IUCN SSC Brazil Fungal Specialist Group. O projeto visa entender melhor a ecologia e biologia do fungo, e dar início às ações de conservação para a espécie, como a conservação ex situ.
     Apesar de publicada na Lista Vermelha Global da IUCN como criticamente ameaçada, esse é apenas o primeiro passo para a conservação das espécies. Portanto, um conjunto de dados mais robustos sobre W. araucariae precisa ser construído, que permita ações ativas de conservação. O principal objetivo do projeto é entender melhor a distribuição da espécie ao longo de seu habitat e a especificidade ambiental requerida para a prosperidade do fungo nos fragmentos de floresta de Araucária. Ainda, o projeto visa entender as relações evolutivas da espécie através de análises filogenéticas moleculares. Outro aspecto importante do projeto é a tentativa de cultivar a espécie e sua diversidade genética a partir de uma estratégia de conservação ex situ, que é baseada no cultivo in vitro de espécimes coletados. Para alcançar estes objetivos, a equipe do projeto está realizando e tem planejado diversas expedições de campo para o habitat da espécie, em áreas preservadas do estado de Santa Catarina e Paraná. 
     A espécie é encontrada crescendo especificamente sobre madeira morta de Araucaria angustifolia, que também consta como Criticamente Ameaçada na Lista Vermelha Global da IUCN. Até o momento, W. araucariae foi coletada somente duas vezes, com ambas coletas realizadas em áreas de preservação no sul do Brasil. Acredita-se que a espécie esteja associada exclusivamente com ambientes altamente preservados dentro da Floresta de Araucária.












 
Para conhecer mais sobre o projeto e a espécie visite o site do Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund e do grupo de pesquisa MIND.Funga. Mais informações sobre a avaliação do grau de ameaça da espécie podem ser encontradas na página da IUCN.
bottom of page