top of page
  • Foto do escritorBrazFunSG

BrazFunSG participa do Congresso Brasileiro de Micologia

Integrantes do Grupo de Especialistas em Fungos do Brasil (BrazFunSG) participaram da décima edição do Congresso Brasileiro de Micologia, realizado nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte-MG), de 19 a 23 de fevereiro de 2024. O congresso é considerado a maior reunião latino-americana de profissionais da área, com um público de pesquisadores, professores, estudantes e interessados em Micologia.


No dia 21 de fevereiro, os integrantes do grupo organizaram e/ou participaram do 2º Workshop Brasileiro para Avaliação de Espécies de Fungos e Liquens da IUCN. No total, 17 pesquisadores especialistas em fungos participaram das atividades do workshop e foi possível realizar a avaliação (ou discussão) de 20 espécies da funga brasileira. Pelo menos 16 dessas espécies avaliadas serão publicadas ainda esse ano na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas™ da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).



Na foto acima, da esquerda para a direita, alguns dos participantes: Em pé: Kelmer Cunha, Luciana Canêz, Larissa T. Pereira, Juliano Baltazar, Thiago Kossmann, Nelson Menolli Jr., Genivaldo da Silva, Diogo Rezende; Agachados: Denis Zabin, Maria Eduarda Borges, Marcela Monteiro e Francisco Calaça.

Adicionalmente, na tarde do dia 22 de fevereiro, alguns membros do BrazFunSG, coordenados por Diogo Henrique Costa de Rezende, apresentaram palestras no Simpósio: “Conservação de fungos no Brasil: panorama atual e perspectivas futuras”, a saber:

  • “Panorama geral de espécies ameaçadas que ocorrem no Brasil (macrofungos não liquenizados” - Larissa Trierveiler Pereira;

  • “Um panorama sobre a conservação da funga liquenizada do Brasil” - Luciana da Silva Canêz;

  • “O que 13 anos de inventários e monitoramento nos dizem sobre Fomitiporia nubicola?” - Genivaldo Alves da Silva;

  • “A divulgação científica como ferramenta para a conservação dos fungos” - Francisco J. Simões Calaça.



Na foto acima, da esquerda para a direita: Diogo Henrique Costa de Rezende; Francisco J. Simões Calaça, Genivaldo Alves da Silva, Larissa Trierveiler-Pereira e Luciana da Silva Canêz.


Na foto, Diogo Rezende (coordenador) apresenta os palestrantes e os títulos das palestras.

A participação dos membros da BrazFunSG nas atividades citadas acima foi financiada pelo subsídio da "IUCN: SSC Internal Grant Proposal”.


"Brasil, um país que valoriza e conserva sua funga!"

28 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page