Integrantes do Grupo de Especialistas em Fungos do Brasil (BrazFunSG) participaram da décima edição do Congresso Brasileiro de Micologia, realizado nas dependências da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte-MG), de 19 a 23 de fevereiro de 2024. O congresso é considerado a maior reunião latino-americana de profissionais da área, com um público de pesquisadores, professores, estudantes e interessados em Micologia.
No dia 21 de fevereiro, os integrantes do grupo organizaram e/ou participaram do 2º Workshop Brasileiro para Avaliação de Espécies de Fungos e Liquens da IUCN. No total, 17 pesquisadores especialistas em fungos participaram das atividades do workshop e foi possível realizar a avaliação (ou discussão) de 20 espécies da funga brasileira. Pelo menos 16 dessas espécies avaliadas serão publicadas ainda esse ano na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas™ da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Na foto acima, da esquerda para a direita, alguns dos participantes: Em pé: Kelmer Cunha, Luciana Canêz, Larissa T. Pereira, Juliano Baltazar, Thiago Kossmann, Nelson Menolli Jr., Genivaldo da Silva, Diogo Rezende; Agachados: Denis Zabin, Maria Eduarda Borges, Marcela Monteiro e Francisco Calaça.
Adicionalmente, na tarde do dia 22 de fevereiro, alguns membros do BrazFunSG, coordenados por Diogo Henrique Costa de Rezende, apresentaram palestras no Simpósio: “Conservação de fungos no Brasil: panorama atual e perspectivas futuras”, a saber:
“Panorama geral de espécies ameaçadas que ocorrem no Brasil (macrofungos não liquenizados” - Larissa Trierveiler Pereira;
“Um panorama sobre a conservação da funga liquenizada do Brasil” - Luciana da Silva Canêz;
“O que 13 anos de inventários e monitoramento nos dizem sobre Fomitiporia nubicola?” - Genivaldo Alves da Silva;
“A divulgação científica como ferramenta para a conservação dos fungos” - Francisco J. Simões Calaça.
Na foto acima, da esquerda para a direita: Diogo Henrique Costa de Rezende; Francisco J. Simões Calaça, Genivaldo Alves da Silva, Larissa Trierveiler-Pereira e Luciana da Silva Canêz.
Na foto, Diogo Rezende (coordenador) apresenta os palestrantes e os títulos das palestras.
A participação dos membros da BrazFunSG nas atividades citadas acima foi financiada pelo subsídio da "IUCN: SSC Internal Grant Proposal”.
"Brasil, um país que valoriza e conserva sua funga!"
留言