top of page
  • Foto do escritorBrazFunSG

Pesquisadores estudam cogumelos desconhecidos da Mata Atlântica com potencial de mercado

No último domingo, 04 de junho de 2023, foi ao ar, no programa Globo Rural, da rede Globo, uma matéria com a equipe do IFungiLab, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Micologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São Paulo. A matéria, produzida pela repórter Helen Santos, aborda de forma bastante informativa as principais etapas do projeto coordenado pelo Prof. Nelson Menolli Jr. e desenvolvido pela equipe do IFungiLab, o projeto “Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis”, que faz parte do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Em uma imersão pela Mata Atlântica do Parque Estadual da Cantareira, na cidade de São Paulo, a equipe do IFungiLab vai a campo em busca de espécies de cogumelos sabidamente comestíveis com potencial de cultivo. Em laboratório, os cogumelos coletados são processados e identificados por meio de análises morfológicas e moleculares, para então serem estudados quanto à viabilidade de cultivo. E sim, já há cogumelos comestíveis silvestres da Mata Atlântica sendo cultivados no IFungiLab, que na matéria foram preparados e deliciados por toda a equipe.

Parte da equipe do @ifungilab com a equipe do programa @globorural e do @parqueestadualcantareira após os trabalhos de gravação em campo da matéria que foi ao ar no último domingo, 04 de junho de 2023.



E se você quiser conhecer mais as atividades do IFungiLab, não deixe de seguir o @IFungiLab no Instagram!

50 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page