No último domingo, 04 de junho de 2023, foi ao ar, no programa Globo Rural, da rede Globo, uma matéria com a equipe do IFungiLab, o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Micologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São Paulo. A matéria, produzida pela repórter Helen Santos, aborda de forma bastante informativa as principais etapas do projeto coordenado pelo Prof. Nelson Menolli Jr. e desenvolvido pela equipe do IFungiLab, o projeto “Cogumelos comestíveis da Mata Atlântica: diversidade e potencialidades de espécies comestíveis”, que faz parte do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (Biota), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Em uma imersão pela Mata Atlântica do Parque Estadual da Cantareira, na cidade de São Paulo, a equipe do IFungiLab vai a campo em busca de espécies de cogumelos sabidamente comestíveis com potencial de cultivo. Em laboratório, os cogumelos coletados são processados e identificados por meio de análises morfológicas e moleculares, para então serem estudados quanto à viabilidade de cultivo. E sim, já há cogumelos comestíveis silvestres da Mata Atlântica sendo cultivados no IFungiLab, que na matéria foram preparados e deliciados por toda a equipe.
Parte da equipe do @ifungilab com a equipe do programa @globorural e do @parqueestadualcantareira após os trabalhos de gravação em campo da matéria que foi ao ar no último domingo, 04 de junho de 2023.
🍄Não deixe de assistir a matéria de 15 minutos no link do Globo Rural: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2023/06/04/pesquisadores-estudam-cogumelos-desconhecidos-da-mata-atlantica-com-potencial-de-mercado.ghtml
E se você quiser conhecer mais as atividades do IFungiLab, não deixe de seguir o @IFungiLab no Instagram!
Comments